Exercicios - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eletricidade em CA
 
Exercicios propostos
1)       Dada a curva de carga de um capacitor  de um circuito RC serie, pede-se determinar usando o grafico: a ) valor de C se R=56 k  b)   valor da constante de tempo se a alimentação é de 15 V  c) Qual o tempo para Vc atingir 8V?


2)   Dado o circuito RC serie    com R=2 k e C=0,2mF. Determinar Vc para f igual a:    200Hz,    500Hz,    1kHz, 5kHz,    10kHz





3) Refaça o exercicio 2 considerando que o circuito é um FPB e portanto pode ser usada a expressão do ganho em função da frequencia da aula10 do curso CA



4) Dado o circuito , pede-se : a)  Impedância ( Z ) complexa   b) Corrente complexa  c) Ângulo de defasagem entre a corrente total e a tensão total d) Potência  aparente  ativa e reativa. e) Diagrama fasorial




5) Um circuito  consome  50A quando ligado em 220V, com um FP de 0,7. a) Qual a potencia ativa? b)  Potencia aparente? c) Potencia reativa? d) Calcular o valor do capacitor que aumenta o FP para 0,9.

6) Um circuito RLC serie que tem   R=50 Ohms, L=10 H    C= 10 nF é ligado em uma fonte de 10 V. Calcular: a) Intensidade da corrente na ressonância   b)  Impedância na ressonância.

7) Dado a forma de onda de uma tensão pedem-se: a) período (T)      b) freqüência (f)     c) expressão de v(t)  d) Valor de pico a pico (Vpp)   e) Valor eficaz (VRMS)


8) A tensão da questão 7 é aplicada a um resistor de 10 Ohms, pedem-se: a) Intensidade da corrente (valor eficaz) b) expressão da corrente em função do tempo  c) Potencia dissipada.

9) Dado o diagrama fasorial com duas tensões, V1 e V2,  pede-se: a)  Dar as expressões  em função do tempo  b) Desenhar os gráficos das tensões  em função do tempo sabendo-se  que  as suas freqüência são iguais  a  100 Hz.
 
Obs : os valores  são eficazes


10) A figura  mostra a tela de um osciloscopio com duas formas de onda. Os ajustes da base de tempo (tempo/Div.) e do ganho (Volts/Div.) são dados. Determinar o periodo, frequencia e o valor de pico a pico das duas tensões.



11)  (Do livro Analise de Circuitos em CA )  Uma bobina quando ligada a uma fonte CC de 10 V consome 100 mA e quando ligada a uma fonte CA de 10 V/500 Hz. consome 200 mA. Calcular:
a) Resistencia da bobina
b) Reatancia  e indutancia da bobina
c) Imedancia complexa

12) (Do livro Analise de Circuitos em CA pg82 )  Dado o circuito obter a tensão na resistencia, VR,   e indutancia, VL, usando a expressão do divisor de tensão.


13)  (Do livro Analise de Circuitos em CA pg 92 ) Dado o circuito, determinar:



a) Impedancia   na forma cartesiana e polar   
b) Valor das correntes na resistencia e indutancia
c) Fator de potencia do circuito
d) expressão da corrente TOTAL  em função do tempo, i(t)
e) Desenhar o diagrama fasorial

14) (Do livro Analise de Circuitos em CA pg 99 ) Uma instalaçao cosome 5 kW. Sabend-se que a potencia reativa é de 3 kVARi e que a tensão é 220 V calcular:
a) Fator de potencia
b) Corrente consumida
c) Valor de R

15) (Do livro Analise de Circuitos em CA pg 99 )  Em um circuit RL paralelo, a defasagem entre a tensão e a corrente é de 30 graus. Sabendo-se que a tensão e a corrente consumidas valem respectivamente 10 V e 100 mA e que a fase da tensão é 0 graus de frequencia 60 Hz, calcular:



a) Expressão de i(t)  e iL(t)
b) Impedancia nas formas cartesiana e polar
c) Desenhar o Diagrama Fasorial


16) Dado as duas tensões:
v1(t)=15.sen(2000.p.t + 300)(V)    e
 
v2(t)=15.sen(2000.p.t + 600)(V),
Determinar:
a) frequência das duas tensões
b) Valor da duas tensões no instante t=0.
c) Obter v3(t)=v1(t)+v2(t) nas formas polar, cartesiana e em função do tempo
    

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal