EletricidadeBasica - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim On Line
Introdução - Elementos de Eletricidade  Basica em CC
O curso não é de eletricidade basica , mas sobre os elementos do Multisim  usados em Eletricidade  Basica CC. Veja o curso de Eletricidadae Basica  aqui.
                      Veja o video desta aula  aqui    


Para começar um novo circuito clicar em Create  Circuit, Figura 1.


Figura 1 - Iniciando  


      Voce tera acesso a area de trabalho onde os circuitos serão desenhados e ajustes serão feitos, Figura 2. Observe atentamente essa area.

Figura 2 - Area de trabalho

Observe com cuidado as  abas Interactive, Schematic, Grapher
  • Schematic: Mostra o seu circuito
  • Escolha o tipo de simulação: Inteactive, Transient, AC e DC.
  • Grapher: Mostra os graficos nos pontos que tem Probes.
  • Componentes: É onde voce obterá os componentes para montar o seu circuito.
  • Split: permite que voce possa ver e usar simultaneamenye o Esquematico (Schematic) e os graficos (Grapher) em algumas aplicações é util.

Ao contario das versoes pagas, é possivel mudar valores de parametros quando a simulação esta sendo executada, como por exemplo, valores de resistencias e de baterias.


Para mostrar como fazer vamos  criar um circuito serie com duas resistencias, uma bateria e o GND, Figura 3.


Figura 3 - Construindo um circuito

Observe que todos os componentes tem um nome (V1, R1, R2....) e valor (12V, 2k,....) . Os numeros que aparecem nos fios,  1, 2 e 0 é o numero dos nós do circuito. Todos os componentes são obtidos das caixas de componentes. A Tabela 1 mostra todas caixas de componentes, nome e conteudo, se acostume com elas , ao menos com as de seu interessse.
Nome
Conteúdo
Analysis e annotatio
Contem probes que permitem medir tensão e corrente e ver formas de onda

Schematic connectors
Tem o terra  e outros conectores. O circuito não simula sem GND.

Sources
Aqui estão todos as fontes de tensão e corrente para que o circuito funcione

Passive
Nessa caixa são encontrados os principais elementos usados  em eletricidade CC eCA, tais como Resistores, capacitores e indutores.

Analog
Aqui voce encontrará amplificador operacional e o 555

Diodos
Diodo, diodo Zener e LED são obtidos aqui.

Transistores
Transistores bipolar e efeito de campo são obtidos nessa caixa.

Indicadores
Lampadas . LEDs, Bargraf e indicador sonoro estão aqui

Chaves
Nessa caixa voce encontrará Chaves

Modeling Blocks
São subcircuitos. Então ao inves de colocar uma resistencia e indutor (ou capacitor) voce introduz um bloco de impedancia.

Eletromecanicos
Nessa caixa voce encontrará  relés e motores

Potencia
Aqui existe um regulador de tres terminais LM317

Digital
Aqui estão as principais portas logicas

Construindo o circuito

Para construir qualquer circuito tenha antes o desenho do mesmo com os valores dos componentes, isso facilita.

 Primeiro Passo: Colocando os componentes
Procure colocar os componentes como no desenho (esquematico)
Insira uma bateria. Para  isso  clique em  Sources, depois clique em  DC Voltage, arraste para um ponto da area de trabalho. Observe que se o componente estiver selecionado (basta dar clique no mesmo). No componente aparecem nos 4 cantos simbolos que permitem:
Flip/Mirror (esquerda acima), delete (direita acima), Rotate (esquerda abaixo) e Duplicate (direita abaixo). Experimente . ainda com o componente selecionado, do lado direito  da tela aparece uma tela de configuração do componente, onde voce pode mudar por exemplo o nome (De V1 para Ve) , mudar o valor da tensão (De 12V para 10V).


           
(a )                                                          ( b )
Figura 4 - Inserindo a bateria   ( a ) Bateria inserida e selecionada ( b ) Caixa de configuração da bateria.

     Insira uma resistencia, para isso vá em na caixa Passive. Posicione conforme Figura 5a.  Clique no resistor, selecionando-o, à direita na caixa  de configuração (engrenagem) mude o valor da resistencia R1 para 2k. Para inserir o segundo resistor, use Duplicate. Posicione a direita e abaixo de R1 e em seguida use  Rotate. Selecione R2 e mude o valor para 4k.Figura 5b.

                   
                                        ( a )                                                             ( b )                                                         ( c )
Figura 5 - Inserindo, posicionando e dando valor para os resistores


        Todo circuito baseado no SPICE precisa do GND, que é a referencia zero. Então adicione  GND indo em Schematic connectors, Figura 6. Para conectar o terminal de um componente a outro componente, aproxime a mão de um terminal ela se transforma. Clique no terminal, arraste e clique no outro terminal será feita a conexão. Repita para os outros terminais.

    
                            ( a )                                                                                                 ( b )
Figura 6 - ( a ) Todos componentes posicionados ( b ) Todos componentes ligados


Simulando

     O tipo de simulação  é a Interactive  de uma lista de 4 tipos  (Interactive, Transient, AC Sweep e DC OP) . Par ver o resultado da simução (medida  de tensões e correntes), deve ser inserido  Probes (Ponta de Prova) de tensão e de corrente. Indo em Analysis e annotatio, escolha Voltage posicione conforme Figura 7. O probe indica a tensão do nó (1 e 2) ate o GND. Caso seja necessario medir a tensão entre dois pontos não aterrados voce posiciona o probe no ponto de maior potencial. Se voce cliar no probe aparece V- (add reference probe) que devera ser colocado no ponto de menor potencial como REF1. Coloque tambem um probe de corrente que funcionará como amperimetro.

Obs: Voce pode mudar o nome dos probes (PR1, PR2....), colocando nomes mais adequados (I1, V1, VR1....). Para mudar o nome selecione o probe em seguida abra o Painel de Configuraçãoe (Engrenagem a direita e acima). Na caixa ID troque o nome atual (PR1, PR2....) pelo nome mais adequado (V1, I1, VR1). Basta clicar fora da caixa que será feita a mudança.



Figura 7 -  Circuito com medidas efetuadas

Inicie a simulação clicando na seta de inicio de simulação que está ao lado dos tipos de simulação. Os valores será indicados nos probes. No caso I=2 mA, tensão em R1 igual  a 4 V e tensão em R2 8 V. Experimente montar outro circuitp, com outros valores.


 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal